História de Cândida Militana Soares de Mendonça


Verbetes / Volume
46557
CÂNDIDA MILITANA SOARES DE MENDONÇA n. provavelmente em princípios do século XIX, no Recife, sendo batizada na Igreja de Santo Antônio, e f. 07.12.1860 em Niteroi (RJ), sendo sepultada no cemitério de São Pedro de Maruhy em Niteroi. Residia em São Lourenço do Maruhy. Certamente migrou para o Rio de Janeiro na década de 1830, onde estabeleceu-se como professora. Em 23.08.1859 foi ao Recife visitar os seus familiares.

“Atenção. Falleceu no dia 7 do corrente, em Nictherohy, D. Candida Militana Mendonça Cardoso, achando-se em Pernambuco quando seu marido Manoel José Cardoso foi preso por ter hospedado a filha do Illm. Luiz Antonio Alves de Carvalho; e chegando ao Rio de Janeiro cahiu em uma cama e quatro mezes levou de paixão; acha-se enterrada em S. Pedro de Maruhy, em Nitherohy. A terra lhe seja leve.”

“Manoel José Cardoso, Luiz Gomes Ferreira (ausente), e José Ferreira Sampaio, possuidos do mais vivo pezar, rogão a todos os seus parentes e amigos o caridoso obsequio de assistirem á missa que por alma de sua esposa e sogra, D. Candida de Mendonça Cardoso, fallecida em Maruhy, Nitherohy, será celebrada amanhã 13 do corrente, setimo dia do seu passamento, na Igreja do Santissimo Sacramento, ás 8 1⁄2 horas da manhãa; pelo que desde já se confessão eternamente gratos.

Manoel José Cardoso, Luiz Gomes Ferreira (ausente), e José Ferreira Sampaio, possuidos de sincero pezar e dôr, rogão ás pessoas de sua amizade a caridade de assistirem a uma missa que por alma de sua esposa e sogra, D. Candida de Mendonça Cardoso, deve celebrar-se amanhã 13 do corrente, na igreja de S. João Baptista, em Nitherohy, pelas 9 horas da manhã; a cujo favor se confessáõ eternamente gratos.”

“Monsenhor Francisco Muniz Tavares, Francklina Iria de Mendonça Ferreira e Luiz Gomes Ferreira, convidam as pessoas de sua amizade para assistirem a uma missa que se ha de celebrar na matriz da Boa-Vista, pelas 7 horas da manhã do dia 26 do corrente (sabbado) por alma de sua prezada irmãa, mãi e sogra Candida Militana de Mendonça Cardoso e desde ja lhes agradece o obsequio.”

Irmã do Monsenhor Francisco Muniz Tavares (n. 16.02.1793) no Recife, f. 23.10.1876 no Recife. Participou da Revolução Pernambucana de 1817). Filha de João Muniz Tavares e de Rita Soares de Mendonça Neta paterna de Manuel Muniz e de Bárbara de Rezende. Neta materna de Eusébio Soares e de Joana Correia de Jesus.
CÂNDIDA MILITANA SOARES DE MENDONÇA casou-se no Rio de Janeiro com MANOEL JOSÉ CARDOSO, f. provavelmente em Niteroi. Foram pais de:

Ver mais informações em As Soares de Mendonça de Matheus M. S. Campelo.

Anexos


As Soares de Mendonça

autor: Matheus Miranda de Sá Campelo
Três Damas Educadoras no SéculoXIX




Álbum de fotografias (1)
Cemitério de MaruhyCândida Militana Soares de Mendonça foi sepultada do Cemitério de Maruhy, em Niteroi, RJ (Foto do começo do Século XX).