História de Joaquim Francisco Cavalcanti Lins


Verbetes / Volume
48263
JOAQUIM FRANCISCO CAVALCANTI LINS, n. 26.08.1810 provavelmente na Ilha de Itamaracá, PE, onde os seus pais residiam antes de se mudarem para São Miguel de Taipu, PB, em 1813. Advogado formado em Olinda, em 1839. Advogado em Itambé. Casou-se em primeira núpcias em 27.11.1841 em Itambé, com ROSALINA FRANCISCA (CORRÊA DE OLIVEIRA) DE ANDRADE (ou Rezolina Miguilina de Oliveira) (este último nome aparece no registro paroquial de Itambé, pelo Vigário Manoel Timóteo de Azevedo Campos, quando do casamento de Rezolina Miquilina), n. no engenho Meirim, na freguesia de Nossa Senhora do Desterro, em Itambé. Provavelmente este nascimento se deu no engenho Meirim, pelo fato de Rosalina Francisca ser a filha primogênita de Manuel Corrêa, e este também ter nascido no engenho Meirim, que era de seus familiares, e que ainda neste momento Manuel Corrêa não possuia o engenho Uruaé, em Goiana, onde certamente vários de seus filhos nasceram. Rosalina Francisca f. 23.03.1850 em Itambé. Filha de Manuel Corrêa de Oliveira e Andrade e de Joanna Bezerra de Andrade.
Joaquim Francisco Cavalcanti de Albuquerque e Rosalina Francisca (Corrêa de Oliveira) de Andrade tiveram uma filha única que faleceu criança.

JOAQUIM FRANCISCO CAVALCANTI LINS. Casou-se em segundas núpcias em 14.05.1852 com TERESA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE LACERDA (viúva de João do Rego Cavalcanti de Albuquerque) (Bandeira Lins, 2017, Vol.II, pg. 714).
Tiveram 3 filhos.